top of page

O Encontro de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Quirinópolis, será sediado pela decima sexta vez, neste percusso histórico ficou caracterizado e reconhecido, na região do sudoeste goiano, pela relação entre Universidade e Escola. Assim oferece a região novas possibilidades e dinâmicas de desenvolvimento para a comunidade que de forma direta ou indireta trabalharem com o ensino da matemática, buscando, “o aprender” matemática, como também “o aprender” como ensiná-la, esboçando-se ações docentes do formador (professor do ensino superior e da Educação Básica) e do formando (estudantes da Educação Básica e futuros professores de matemática), construindo uma proposta de evento que tenha como foco central o ensino e a aprendizagem de matemática. Diante disto, a temática deste XVI Encontro de Matemática é "MATEMÁTICA APLICADA: DISCUSSÕES SOBRE A RELAÇÃO TEORIA-PRATICA E INTER-RELAÇÕES DESSA CIÊNCIA COM OUTROS CAMPOS DE CONHECIMENTO". O evento envolverá minicursos, conferências, sessões técnicas de comunicação oral, sessões de painéis gerais e painéis de iniciação científica e a docência; além disso, são promovidas sessões especiais dedicadas ao Ensino e exposições para estudantes da Educação Básica.

 

Acreditamos que as discussões efetivadas no seio deste evento poderão trazer um conjunto estrutural de princípios docentes que podem nos ajudar a pensar  o ensino da matemática escolar, os processos de aprendizagem da docência, e em particular os que envolvam processos para a formação de professores de matemática. As avaliações públicas da aprendizagem em matemática dos egressos do Ensino Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos vêm mostrando que o conhecimento desses egressos está muito aquém do desejável, alguns estudiosos chegam até a se referir a um analfabetismo matemático. Inúmeras são as causas desta situação, entre elas temos: a forma como é trabalhado o conteúdo matemático na sala de aula, a falta de qualificação dos professores de matemática e a sua devida atualização no que diz respeito, principalmente, as metodologias de ensino e ao desconhecimento das pesquisas realizadas neste campo. Diante deste quadro é preciso considerar a necessidade da formação continuada efetivadas por eventos deste porte, que envolve uma quantidade razoável de professores dos diferentes níveis de ensino e, permite que se socialize os conhecimentos construídos pela experiência ou através da pesquisa e que se veicule relações teóricas e práticas. A participação em eventos pode trazer novo alento aos docentes e até mesmo estimular mudanças na sua prática de ensino. É importante ressaltar que este evento é o único na cidade e, um dos poucos da região que se propõe a discutir o ensino de matemática e a formação do professor de matemática, buscar qualificar o aprendizado desta área de conhecimento.

 

Essa dinâmica de circulação do conhecimento e socialização dos resultados de pesquisas exigem estrutura e apoio financeiro, visto que, para legitimar o processo, é necessário contar com a participação de outras Instituições de Ensino Superior e Escolas de Educação Básica e investir em divulgação, transporte de palestrantes, espaços físicos, o que demanda custos. Assim sendo, entendemos que o apoio da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Goiás será de suma importância para concretização da realização do evento e, principalmente poder oportunizar a ISENÇÃO da taxa de inscrição dos professores da Educação Básica.

bottom of page